Tema: Florestas
A escola como formadora de pequenos ecologistas
O projeto realizou, através da parceria entre o Instituto Juruá e UEA (Universidade Estadual do Amazonas) o urso formativo para professores comunitários do município de Carauari(AM), localizado no rio Juruá. O curso surgiu através de uma demanda local por inclusão nas atividades das escolas comunitárias do processo histórico de luta social por qualidade de vida e conservação na floresta que é travado pelos movimentos sociais no território há décadas. Por isso, o curso, construído de forma colaborativa com a secretaria municipal de educação de Carauari, professores comunitários e movimento social, teve como objetivo complementar a formação de professores, abordando atividades de conservação que ocorrem no território e explorando novas possibilidades de ferramentas didáticas, passando por tópicos ambientais fundamentais para a educação socioambiental nas comunidades e tendo como norte a Conservação de Base Comunitária.
O curso “A escola como formadora de pequenos conservacionistas” aconteceu entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2024, na sede do município de Carauari. Nele, foi oferecida uma apostila (acesse AQUI) como material didático e o e-book Pedagogia do campo: as vozes do Médio Juruá (acesse AQUI) – elaborado por estudantes do curso de Pedagogia do Campo da UEA – que relata as histórias de algumas comunidades da região. Público alcançado: 65 professores comunitários, além de 34 professores em formação que são estudantes da turma de Pedagogia do Campo da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Esses professores estão ligados a 38 escolas rurais onde estudam mais de 2000 alunos.
Ainda, a 2ª temporada do podcast “Vozes do Juruá” também foi apresentada como possibilidade de recurso didático. A temporada foi lançada em novembro de 2023 e foram ao ar 7 episódios sobre os animais que compõem a megafauna aquática da Amazônia. Está disponível no YouTube (assista AQUI), no site do Instituto Juruá (acesse AQUI) e em todas as principais plataformas de áudio (ouça AQUI). Para os professores, todos os arquivos de áudio foram disponibilizados através de uma pasta no Google Drive (acesse AQUI) para que possam ser utilizados em sala de aula.
Para Clara Machado, “o curso foi um passo muito importante para a introdução do conhecimento local sobre conservação no contexto escolar. Os professores elaboraram projetos escolares que valorizam esses saberes acumulados ao longo de anos de luta e de organização pelo movimento socioambiental no território do Médio Juruá. Além disso, aprimoraram suas habilidades na escrita de projetos”.