Tema: Florestas
Diálogos (im)possíveis – vídeo-cartas entre jovens da Reserva Chico Mendes (Acre) e Grajaú (São Paulo - SP)
O projeto partiu da série "Vozes da Floresta, a aliança dos povos da floresta de Chico Mendes a nossos dias", produzida pelo proponente a partir de uma bolsa do Pulitzer Center, para conduzir um debate com os jovens da Reserva Extrativista Chico Mendes e produzir uma série de vídeos dirigidos por eles próprios, refletindo suas visões da vida, trabalho e perspectivas na floresta. . Foi criado um núcleo de produção audiovisual junto às alunas e alunos que produziu 1 curta ficcional, 3 curtas documentários e 3 vídeo-cartas. O projeto ainda fará uma oficina em São Paulo, com estudantes locais, onde serão realizados vídeos sobre a visão que estudantes periféricos paulistanos possuem da floresta e das questões amazônicas. O resultado desta segunda leva de filmes, incluindo respostas aos vídeos-cartas produzidos no Acre, será entregue em maio de 2024, data de realização da atividade final, de divulgação do material.
Thiago Mendonça explica que, com o apoio do Fundo Semear, foi possível “estruturar-se uma base de produção na Associação de moradores da Resex, com ilha de edição, câmera e microfone para incentivar uma produção continuada. Futuramente seguiremos aprofundando junto aos jovens seringueiros os conhecimentos de cinema em parceria com o Comitê Chico Mendes”.
O público alcançado incluiu 9 jovens alunos/as na Resex Chico Mendes, com idades variando entre 16 e 23 anos, 6 homens e 3 mulheres. Também foi realizada uma sessão exibindo os vídeos produzidos na Resex. Na conclusão do processo esta audiência irá se multiplicar, atingindo centenas de pessoas, pois os filmes ficarão disponíveis virtualmente, assim como a narrativa do processo e a troca de vídeo-cartas.